segunda-feira, 19 de agosto de 2013

robôs versus aliens

CÍRCULO DE FOGO

Aventura com batalhas colossais faz bela homenagem à seriados de TV japoneses 



  O novo filme do diretor mexicano Guillermo del Toro prossegue em sua terceira semana de exibição tendo grande destaque entre as maiores bilheterias do momento. O longa orçado em US$ 200 milhões é o filme mais caro que del Toro já dirigiu, tanto pela demanda de efeitos visuais e mecânicos quanto pela conversão em 3D exigida pelo estúdio que o produziu. Tanto quanto em seus filmes anteriores, aqui o cineasta mais uma vez expõe toda sua paixão por monstros e criaturas bizarras, e também o seu fascínio por histórias de fantasia - aqui em especial, o alvo de sua paixão são os antigos seriados de TV japoneses de sci-fi e fantasia chamados de tokusatsu, dos quais muitos são conhecidos do grande público: Ultraman, Spectreman, Jaspion, ChangemanJiban e vários outros. Também há óbvias homenagens à Godzilla (1954), clássico do cinema japonês dirigido por Ishiro Honda.

  A trama ambientada num futuro um pouco distante traz gigantescos monstros alienígenas chamados de Kaijú (palavra japonesa para monstro) vindos de outra dimensão. Entretanto, o portal de passagem de tal dimensão não se encontra no espaço sideral como é de se supor, mas no fundo mar, mais precisamente em um ponto do Oceano Pacífico, onde há uma fenda que constitui a abertura do portal que dá acesso à passagem dos monstros que emergem para a superfície e atacam as grandes cidades provocando destruição e mortes, de modo que a população mundial entende isso como um apocalipse.

Guillermo del Toro
   Para combater essas criaturas e tentar conter o caos, o governo norte-americano e as demais nações desenvolvem seus próprios "monstros", que nada mais são do que robôs de dimensões colossais equipados com armamentos para enfrentar as bestiais criaturas. Ainda que o filme não mostre cadáveres humanos em meio à tanta destruição - o que poderia conferir mais realismo ao caos ali mostrado - Círculo de Fogo não perde sua força de convencimento, pois o pânico da população somado ao rastro de destruição não deixa dúvidas quanto à proposta do roteiro.



  Os gigantes metálicos chamados de Jaeger - palavra alemã que significa caçador - são tripulados por duplas de soldados altamente treinados física e mentalmente e pilotam as poderosas máquinas acoplados em um aparato mecânico utilizando trajes especiais que interligados ao computador de bordo produzem uma neuro-conexão entre os pilotos, de modo que ambos visualizam imagens mentais e lembranças um do outro, pois o autocontrole de ambos os pilotos é fundamental para o bom desempenho da máquina durante as batalhas.




  A concepção visual é simplesmente espetacular, pois traz robôs e monstros em uma escala descomunal que preenche a tela de forma muito satisfatória e não economiza nem um pouco bits e bytes, mérito da Industrial Light & Magic que comprova ser ainda uma das melhores empresas no ramo de efeitos visuais, por sinal pioneira em Hollywood em efeitos de computação gráfica.


  O roteiro escrito pelo próprio del Toro em parceria com Travis Beacham é cuidadosamente elaborado e bem estruturado, pois não se trata de uma história de monstros e robôs, mas sim sobre pessoas, os personagens humanos e suas motivações que dão vida à trama, encabeçados por um ótimo elenco trazendo o desconhecido ator Charlie Hunnam como o protagonista Haleigh, a atriz japonesa Rinko Kikuchi no papel de Mako Mori, que é uma aspirante à tripulante das máquinas; Ron Pearlman (Hellboy) numa participação genial como Hannibal Chau, um comerciante ilegal de órgãos de monstros, e o talentoso Idris Elba, que vem ganhando grande destaque atualmente e é apontando como  um astro em ascenção e aqui interpreta major Stacker, comandante das tropas de Jaegers.













 Mais do que um mero filme catástrofe, Pacific Rim expõe todo o talento e esmero de Guillermo del Toro para contar histórias fantásticas com muita imaginação e criatividade, tanto quanto o mestre Ray Harryhausen, maior técnico de efeitos visuais da história do cinema, falecido em maio deste ano e que del Toro homenageia na cena pós-créditos após o final do longa. No atual momento em que a indústria do cinema recorre cada vez mais à tramas de fantasia para garantir sua sobrevivência, del Toro certamente é um dos pilares do atual cinema hollywoodiano.

TRAILER




Pacific Rim - EUA, 2013

Gênero: aventura - ficção cierntífica

Direção: Guillermo del Toro

Roteiro: Guillermo del Toro, Travis Beacham

Elenco: Charlie Hunnam, Rinku Kikuchi, Idris Elba, Ron Pearlman, Charlie Day, Max Martini, Burn Gorman, Rob Kasinsky, Clifton Collins Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário