sábado, 21 de setembro de 2013

alta velocidade

RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO

Filme de Ron Howard realiza a difícil tarefa de reproduzir nas telas do cinema a emoção das corridas de Fórmula 1


  A década de 1970 foi uma das mais transformadoras e produtivas do século passado em todas as esferas sociais e no esporte, em especial a fórmula 1, não foi diferente - a competição acirrada entre os pilotos de várias escuderias na busca obsessiva em atingir o limite máximo de velocidade nas pistas e alcançar fama e vitória, sem dúvida tornaram tal modalidade esportiva a mais glamourosa e cobiçada do automobilismo mundial. O ano de 1976 parece ser o melhor período da citada década para demonstrar a rivalidade acirrada dos pilotos de F1 representada no embate entre o austríaco Niki Lauda e o inglês James Hunt, competidores ferrenhos dentro e até fora das pistas. 
  O diretor Ron Howard, hábil em contar histórias profundamente humanas como no filme ganhador do Oscar, Uma Mente Brilhante (A Beatifull Mind, 2001), retrata magistralmente o perfil dos protagonistas representados nas performances de Daniel Bruhl como Niiki Lauda e Chris Hemsworth no papel de Hunt - Um extremamente centrado, metódico e acima de tudo muito inteligente, o outro festeiro, mulherengo e até irresponsável, mas ambos excelentes pilotos e considerados os melhores do mundo no dado período.




Niki Lauda atualmente
 O roteirista Peter Morgan teve a total colaboração de Niki Lauda, que lhe passou todas as informações necessárias para a construção do roteiro que seguramente é um dos melhores deste ano, pois as memórias do piloto de 64 anos praticamente tornam-se um registro fiel dos eventos da F1 de 1976; Lauda torna-se obviamente o maior ponto de vista do filme já que a maior história de superação é a dele, que era admirado mais pelo seu profissionalismo do que pelo carisma, que aliás quase não tinha, ao contrário do rival Hunt, morto por ataque cardíaco em 1993 aos 45 anos de idade, e que todos gostavam e simpatizavam por ser mais espontâneo e esbanjar simpatia. Entretanto, ambos tinham respeito mútuo e nutriam admiração um pelo outro.

os verdadeiros Niki Lauda e James Hunt
Daniel Bruhl e Chris Hemsworth em cena

  As cenas de corrida são simplesmente espetaculares, pois Howard recria a ação das pistas e retrata o desempenho dos carros com exata precisão ao posicionar câmeras em pontos estratégicos ao lado dos carros, próximo dos pneus e ao longo do percurso em meio a curvas e demais trajetos, tal qual é visto nas transmissões televisivas e a bela recriação de época fotografada em tons granulados quase tornam o longa um registro histórico, bem como o acidente que quase matou Lauda e deformou seu rosto beira a perfeição pelo modo como o diretor parece nos fazer testemunhar o trágico evento ocorrido no Grande Premio da Alemanha; conta-se que o piloto passou 4 dias na UTI e chegou a receber a extrema unção devido a seu grave estado de saúde. Lauda recuperou-se a tempo de disputar o Grande Premio da Itália chegando em quarto lugar.



  Rush certamente é um novo épico em filmes de drama esportivo, ainda mais pelo fato de a fórmula 1 ter sido retratada apenas no clássico Grand Prix (1966) de John Frankenheimer e no medíocre Alta Velocidade (Driven, 2001) estrelado por Silvester Stallone. O longa ocupa lugar de destaque entre os 10 filmes mais vistos atualmente nos cinemas e tem potencial para agradar até mesmo os que não são fãs de automobilismo, pois a motivação dos pilotos retratados na película está além dos limites da aceleração. A emoção é garantida e tal como sugere o título do filme, tem Pressa.

TRAILER



RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO (EUA, 2013)-

Diretor: Ron Howard

Roteirista: Peter Morgan

Elenco: Daniel Bruhl, Chris Hemsworth, Alexandra Maria Lara, Olivia Wilde, Rebecca Ferdinando, Josephine de La Baume, Rain Elwood. 



  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário