quarta-feira, 30 de outubro de 2013

fuga impossível

ROTA DE FUGA

Stallone e Schwarzenegger planejam fuga espetacular em thriller de ação e suspense


 Em meados da década de 80 especulava-se muito a respeito de uma possível parceria entre Stallone e Schwarzenegger, pois muitos fãs dos maiores astros de ação daquela época sonhavam em ver os dois atores estrelando uma aventura juntos - e chegou a circular boatos em revistas de cinema e outras mídias. Porém, tal união jamais aconteceu, os fãs ficaram "a ver navios" e a carreira de ambos os astros seguiu sem nenhum vínculo. Passados quase 30 anos eis que finalmente tal sonho se realiza e os mitos, agora envelhecidos, finalmente unem-se como protagonistas de um eficiente filme de ação e suspense atualmente em cartaz nos cinemas.
  Rota de Fuga (Escape Plan, 2013) traz Stallone no papel de Ryan Breslin, um sujeito que tem um dom  muito especial: é capaz de fugir de qualquer prisão de segurança máxima; e como se não bastasse, ele vive deste estranho ofício chegando ao ponto de ter escrito um livro sobre tal assunto - pelo que dá a entender, Breslin é um tipo de profissional que consegue descobrir falhas aparentemente inexistentes para ajudar a melhorar o sistema dos presídios.



  Certo dia, Breslin é procurado por uma moça misteriosa que diz ser agente da CIA, e lhe oferece a proposta de hospedar-se num presídio considerado o mais seguro do mundo. Tal prisão é conhecida como a Tumba (originalmente seria este o nome do filme, The Tomb), e lá encontram-se prisioneiros de alta periculosidade, detidos em celas de vidro, ou seja, transparentes, de modo que podem ser observados 24 horas por dia sem nenhuma chance de empreender uma mínima tentativa de fuga, além do que, os guardas que vigiam o local utilizam máscaras para não serem reconhecidos e não manterem nenhum tipo de vínculo com os prisioneiros - e o presídio é dirigido com "mão de ferro" por um diretor inescrupuloso interpretado por Jim Caviezel, que consegue compor um ótimo vilão.


  Em pouco tempo, após ser detido e preso, Breslin ocasionalmente fica conhecendo Ottmeyer, interpretado por Schwarzie, que se dispõe a lhe fornecer toda a ajuda possível para que ambos possam armar um perfeito plano de fuga, que se mal executado, facilmente lhes custarão suas vidas, pois tal presídio foi exatamente planejado para ser à prova de fuga, pois tem uma localização imprecisa.


  O ótimo roteiro escrito por Jason Keller e Miles Chapman resgata um sub-gênero até esquecido ultimamente, dos filmes de fuga de prisão, que no passado já rendeu grandes filmes como Papillon (1973), Um sonho de Liberdade (1994), entre outros. A direção segura do sueco Mikael Hafstrom comprova que o cineasta sabe conduzir muito bem um thriller de ação e suspense, tanto quanto enredos mais dramáticos como de seus filmes anteriores, O Ritual (2011) e 1408 (2007) - e Hafstrom sabe valorizar a ação sem grandes exageros e até com direto à câmera lenta ao retratar as performances de Sly e Schwarzie, nas cenas mais impactantes da aventura. E ambos os atores demonstram disposição e a habitual boa forma em seus personagens além de uma ótima química para torná-los uma verdadeira dupla dinâmica.

Hafstrom e o elenco

  Rota de Fuga é uma grata surpresa na carreira de ambos os astros e embora sua exibição nos cinemas esteja um pouco despercebida, sem grandes alardes, é interessante conferir o longa na tela grande, pois o grande encontro dos mitos finalmente aconteceu, de modo que a participação de ambos em Os Mercenários 1 e 2 não conta, pois tratava-se de uma reunião de várias lendas da ação. Seja como for, a esperada (ou esquecida?) parceria dos mitos está finalmente concretizada e os maiores fãs já não precisam reclamar.

TRAILER



Rota de Fuga (Escape Plan, 2013)

Direção: Mikael Hafstrom

Roteiro:Jason Keller, Miles Chapman

Elenco: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel, Vincent D'Onofrio, Vinnie Jones, Curtis Jackson, Amy Ryan,Sam Neil, Faran Tahir, 50 cent
  


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário