terça-feira, 15 de abril de 2014

ação vs horror

FÚRIA SILENCIOSA

Há pouco mais de 30 anos Chuck Norris estrelava seu filme mais estranho e surpreendente


  Em abril de 1982 estreava nos cinemas o filme provavelmente mais diferente ou até bizarro do então astro Chuck Norris, Fúria Silenciosa (Silent Rage), o que não significa que seja ruim, muito pelo contrário, pois foi um sucesso do então astro que se destacava cada vez mais nas bilheterias. O roteiro traz uma série de assassinatos misteriosos, experiência genética e um xerife preocupado em encontrar o tal assassino que nem parece ser humano - e tudo isso ambientado numa pequena cidade do Texas!!!
  O estranho enredo descrito no parágrafo àcima pertence ao roteiro escrito com certa engenhosidade por Joseph Fraley, e a direção segura de Michael Miller rende ótimos momentos de tensão e suspense numa trama que ainda oferece contornos de ficção científica, algo incomum ou até mesmo impensável para um filme estrelado por Norris.

  A trama segue a história de John Kirby, um rapaz que apesar de levar uma vida aparentemente normal, sofre com um sério problema de distúrbio mental e faz tratamento psiquiátrico com o doutor Tom Halman interpretado pelo saudoso Ron Silver. Num dia qualquer, Kirby sente uma estranha sensação, seu medicamento acabou e ele tenta desesperadamente fazer uma ligação para o seu médico. Porém, a sensação foge do controle e Kirby parece surtar repentinamente e movido por uma fúria inexplicável, pega um machado no quintal de sua casa e mata um vizinho e logo em seguida a mulher da pensão em que ele mora.



Dr. Halman
  O xerife Dan Stevens (Norris) chega rapidamente ao local junto com seu jovem ajudante para atender a ocorrência, depara-se com o surtado maníaco e entra em confronto com o mesmo - após Kirby ser colocado algemado dentro da viatura, ele consegue arrebentar as algemas de forma inexplicável e ataca violentamente os guardas, mas logo é alvejado a tiros no peito e levado às pressas ao hospital para ser operado com urgência... e é aí que o roteiro  ganha ares de ficção científica, pois após o pequeno grupo de médicos tentar salvá-lo da morte certa, Dr. Philip Spires (Steven Keats) sugere a aplicação de um composto chamado Mitogen-35 ainda que a contragosto do Dr. Halman que também acompanha a cirurgia e considera tal idéia anti-ética, pois o composto nunca foi testado num ser humano.






 O pobre John Kirby torna-se então cobaia do experimento e gradativamente seu organismo se recompõe e sua vida, restaurada - o jovem psicótico começa a sair às escondidas do laboratório e a cometer assassinatos para o desespero do xerife Stevens, pois ele terá de enfrentar não apenas um maníaco doente, mas um assassino geneticamente modificado, em outras palavras um mutante, e suas habilidades marciais talvez não sejam suficientes para tal adversário que mais parece um Frankenstein moderno.

Chuck versus Frankenstein?

  O roteiro obviamente pega carona em sucessos de horror da época e a referência mais direta é Halloween (1978) de John Carpenter, e o vilão John Kirby lembra bastante o mascarado Michael Miers, que aparentemente também é um desequilibrado mental que mesmo tendo tratamento psiquiátrico torna-se um assassino frio e sub-humano. Por sinal Halloween II - O pesadelo continua, foi lançado em 1981, portanto 1 ano antes de Silent Rage. Também é interessante notar uma cena em que John Kirby quebra uma porta a machadadas ao perseguir uma mulher e a observa pelo rombo da porta, muito parecida com uma cena do terror O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick, o que pode ser uma inspiração além da assustadora atuação do ator Brian Libby no papel de Kirby.



   O longa de orçamento um tanto modesto, US$ 4,5 milhões foi muito bem nas bilheterias estadunidenses fazendo cerca de US$ 10,490 milhões segundo consta no IMDB. Nada mal para o primeiro filme de suspense  ou terror estrelado por Chuck Norris e também pode se dizer que é o primeiro filme com argumento de ficção científica de um astro de ação oitentista, ou seja um pouco antes de O Exterminador do Futuro (Terminator, 1984) e muito antes de Cyborg - O dragão do futuro (Cyborg, 1989). Nada mal também para o diretor Michael Miller que no mesmo ano dirigiu a comédia de sucesso A Reunião dos Alunos Loucos (Class Reunion, 1982), embora depois tenha dirigido apenas filmes televisivos. Fúria Silenciosa já foi exibido várias vezes na tv aberta, mas deve ser visto em dvd ou blu-ray para uma melhor degustação e para ser descoberto por novos públicos que desconhecem esse cult.

TRAILER



Fúria Silenciosa (Silent Rage, 1982)

Roteiro: Joseph Fraley

Direção: Michael Miller

Elenco: Chuck Norris, Brain Libby, Ron Silver, Steven Keats, Stephanie Dunnam, Joyce Ingle


Nenhum comentário:

Postar um comentário