quinta-feira, 6 de novembro de 2014

gato & rato

TEMPORADA DE CAÇA

Travolta caça De Niro em trhiller de ação psicológico 


 Lançado há pouco tempo nos formatos digitais, o filme Temporada de Caça (Killing Season, 2013) reúne pela primeira vez os astros veteranos Robert De Niro e John Travolta. Dirigido por Mark Steven Johnson que comandou as péssimas adaptações de quadrinhos Demolidor - O homem sem medo (DareDevil, 2003) e Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider, 2007), o diretor mostra-se um pouco melhor neste trhiller que traz os lendários atores. 
  Robert De Niro é Benjamim Ford, um ex-veterano militar que lutou na guerra da Bósnia ocorrida na década de 90, portanto cerca de 20 anos atrás. John Travolta é Emil Kovac, uma vítima sobrevivente da guerra que se tornou militar e agora parece prestar serviços como mercenário, ou ao menos, é o que o roteiro escrito por Evan Daugherty parece sugerir. Mas o o fato é que Kovac quer muito acertar as contas com o passado e para sua surpresa, ele consegue encontrar o alvo exato de sua vingança, pois no início da narrativa alguém o contrata para caçar um dos militares que esteve na citada guerra - e o tal militar veterano é justamente Benjamim Ford, que após divorciar-se de sua esposa passou a viver isolado como se fosse um homem da montanha numa cabana  de madeira situada próxima a bosques e vales.

  Após receber as informações sobre a localização de Benjamim Ford, Kovac deixa a Sérvia, seu país de origem, e parte para o interior dos Estados Unidos em direção à região dos Apalaches munido de um arsenal de caça, e num dia muito chuvoso caminhando por uma estrada de chão de um bosque, Kovac acaba encontrando Ford por um acaso e fingindo boas intenções lhe ajuda a consertar o carro que apresentou algum defeito de ignição.

  O que vem em seguida é até óbvio, de modo que os veteranos criam um vínculo de amizade, pois Ford em retribuição pela ajuda convida Kovac para jantar em sua casa, e este aceita o convite que mais tarde também faz um convite à Ford para uma caçada pelos vales no dia seguinte, cuja fauna é rica e muito atraente para caçadores - porém durante a tal caça, Kovac revela suas reais intenções, e Ford descobre que é o alvo, e seu suposto novo amigo é um oponente - e Ford, tal como um "velho Rambo", tem também um preparo adequado para situações de tal tipo, Kovac encontra um adversário à altura para a caçada humana.

  Apesar de uma interessante premissa e um bom enredo favorecido pelo carisma dos atores, Killing Season infelizmente não é nem de longe o grande filme que poderia ser, ou pelo menos o que se poderia chamar de um ótimo filme, pois os problemas vão se tornando cada vez mais evidentes. O jogo psicológico que Kovac pretende fazer com Ford ao longo da narrativa vai se tornando algo entendiante e às vezes confuso - afinal o que ele quer realmente? Torturar Ford fazendo-o lembrar-se dos horrores da guerra para então matá-lo aos poucos ou conduzi-lo a uma espécie de redenção? É até perceptível que talvez Kovac espere alguma redenção de Ford, como parece sugerir uma cena tensa que se passa no interior de uma capela abandonada, mas... qual a razão de esperar redenção de um inimigo se o objetivo final é a vingança??






  O jogo de gato e rato entre ambos com surpresas e reviravoltas vai se tornando por vezes um tanto cansativo pelas tentativas repetitivas que parecem tentar surpreender o espectador. Entretanto, o thriller não é de todo ruim e felizmente vale-se de bons momentos de suspense e cenas de ação corretamente elaboradas, e Mark Steven Johnson merece créditos por isso, como na cena em que Ford atinge Kovac com uma flecha que lhe atravessa o rosto.
 Na soma final dos fatores, as atuações de Travolta e De Niro não resultam num grande encontro, embora inicialmente os personagens tenham uma boa interação, bem como o filme resulta numa idéia pouco aproveitada, distante das telas do cinema e direcionada para o mercado de vídeo e exibições na Tv aberta ou na assinatura, onde poderá encontrar melhores caminhos para tal caçada.





TRAILER




Temporada de Caça (Killing Season, 2013)

Direção:Mark Steven Johnson

Roteiro:Evan Daugherty

Elenco:Robert De Niro, John Travolta, Milo Vertimiglia, Elisabeth Olin


Nenhum comentário:

Postar um comentário