quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

relatório: terminator

Exterminador do Futuro

30 anos do clássico de James Cameron e 10 curiosidades que você precisa saber


 Em 1984 estreava nas telas mundiais do cinema The Terminator, dirigido por um jovem cineasta canadense chamado James Cameron e pelo astro em ascensão Arnold Schwarzenegger. A ficção científica com trama de suspense e recheada de ação tornou-se um dos grandes sucessos dos anos 80 e um dos filmes mais cultuados da história recente do cinema, revelando a genialidade de Cameron tanto para sci- fi quanto para a ação. Para os fãs nostálgicos ou para os mais novos aqui vai uma lista de 10 curiosidades sobre este clássico.

1- James Cameron diz ter se inspirado num sonho (ou pesadelo) para criar o personagem vivido por Schwarzenegger em seu roteiro. No sonho, um ciborgue vindo do futuro aparecia para Cameron dizendo que veio para matá-lo.

2- Além do criativo sonho que teve, Cameron também teve outra rica fonte de inspiração, a hq X-Men - Dias de um Futuro Esquecido (Days of the future past) publicada no início dos anos 80 e cujo argumento engenhoso serviu de base para James Cameron desenvolver seu próprio roteiro de viagem no tempo conforme é visto em O Exterminador do futuro. 

3- Antes da escolha de Schwarzenegger para interpertrar o ciborgue do futuro, o ator Lance Henriksen chegou a fazer testes para o papel, mas felizmente parece não ter sido aprovado já que a melhor escolha foi o fisiculturista austríaco, talvez devido ao seu porte físico que caiu muito bem para o papel. Henriksen então foi escolhido para fazer um personagem policial que aparece na metade do filme. 


4 - segundo dados do IMDB, o filme fez cerca US$ 38 milhões nas bilheterias estadunidenses para um orçamento de apenas US$ 6,4 milhões.


5 - Linda Hamilton que fez o papel de Sarah Connor estava em início de carreira, mas sua trajetória em Hollywood não chegou a ser longa, vindo a fazer poucos filmes bem como a sequência O Exterminador do Futuro 2 (1991). Também estrelou a série de Tv A Bela e a Fera, de 1987.


6 - Cameron economizou ao máximo na produção, tanto que notadamente o que há de melhor em efeitos visuais ficou limitado ao assustador esqueleto metálico do ciborgue T-800 que aparece nos momentos finais da trama, o que deu um perfeito clima de horror à aventura. 




7- Bill Paxton à época com 18 anos de idade e iniciando carreira fez uma ponta no início do filme no papel de um punk com um visual de cabelos espetados tingidos de azul.



8 - Os códigos de computação que ilustram a visão do exterminador no filme são parta da linguagem de programação Assembler do Apple 2+, e os demais foram escritos em linguagem Cobol. 





09 - Michael Bien, que interpretou Kyle Reese, o soldado que veio do futuro para proteger Sarah Connor, posteriormente atuou em mais dois filmes de Cameron, Aliens - o resgate (1986) e O Segredo do abismo (1989). Porém nunca se tornou astro em Hollywood embora seja talentoso. 




10 - O Exterminador do futuro chegou a ser explorado em algumas HQ´s, como essa edição especial publicada pela editora Dark Horse em 2001 escrita por James Robinson e desenhada por Matt Wagner. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário