domingo, 31 de maio de 2015

jornada solitária

MAD MAX - A caçada continua

Em 1981 o guerreiro das estradas retornava às telas do cinema



 "Minha vida se esvai, minha visão se embaça. Tudo que me resta são recordações. Eu me recordo de uma época caótica, de sonhos arrasados, de uma terra devastada, mas acima de tudo, me recordo do guerreiro das estradas, um homem que chamávamos de Max"... - este trecho narrado por um narrador personagem dá abertura ao segundo filme da saga apocalíptica estrelada por Mel Gibson e novamente comandada por George Miller. Mad Max - The Road Warrior  dava sequência à jornada de Max Rockatansky iniciada no filme de 1979 e que pelo grande sucesso que fez, merecia uma continuação urgente, e que chegou no tempo certo para mais uma vez surpreender público e crítica numa nova aventura road movie.

  Escrito por George Miller e Terry Hayes, a película australiana trazia novamente Mel Gibson na pele de Max e a bordo de seu potente V8 e na companhia de um simpático cachorro, vagando pelas estradas desertas da Austrália em busca de combustível que normalmente pode ser encontrado no tanque de veículos tombados acidentalmente pelo caminho. Porém, logo no início d aventura, o herói solitário já se encontra em uma perseguição, fugindo de alguma gangue que quer o seu carro e seus pertences, mas graças à sua experiência e habilidades no volante, ele consegue intimidar seus perseguidores que logo desistem de caçá-lo.

As gangues que saqueiam viajantes nas estradas, agem e se
travestem como piratas
  Em sua caminhada ele encontra no deserto um sujeito atrapalhado chamado Gyro, que lhe indica a existência de uma pequena aldeia, onde parece haver uma refinaria de petróleo e portanto, combustível de sobra. Obviamente tal refinaria é visada pelas gangues de saqueadores que querem obter combustível e bens diversos à todo custo, espalhando o terror pelas estradas. Ao salvar a vida de um dos habitantes da aldeia na estrada, Max fica conhecendo os habitantes do local e em meio à varias circunstâncias, resolve ajudá-los a defenderem da gangue de saqueadores, o que resultará numa batalha entre ambos os grupos pela posse do petróleo.

Neste filme há uma mulher guerreira, idéia que foi melhor
explorada no filme de 2015, segundo Miller

A refinaria foi o maior set de filmagens do cinema
australiano na época
  Orçado em cerca de US$ 2 milhões foi até então a produção mais cara do cinema australiano, pois demandou muito investimento tanto na grande quantidade de veículos que preenchem as estradas nas perseguições quanto na concepção da refinaria no meio do deserto, uma idéia que remete muito aos "fortes", que eram bases militares das cavalarias do velho oeste norte-americano, o que reforça o argumento de faroeste pós-apocalíptico. As perseguições nas rodovias também remetem ao gênero faroeste, especialmente no final da trama numa longa cena que preenche pelo menos 14 minutos de ação ininterrupta com Max a bordo de um possante caminhão numa batalha contra a gangue de malucos à bordo de carros e motos sucateados e remodelados. Uma perseguição espetacular e possivelmente a mais longa já filmada até então.


A gangue liderada por um vilão misterioso
 Durante a premier de estréia de Mad Max - Fury Road (2015), George Miller comentou que no segundo filme da franquia há uma mulher guerreira na qual ele ficou pensando, e o que o levou a desenvolver a personagem Furiosa, interpretada por Charlise Theron - ou seja, revendo os filmes anteriores pode-se perceber que (quase) todas as idéias para o filme de 2015 já existiam o que demonstra que o universo apocalíptico criado por Miller é totalmente coeso embora o novo filme não seja uma sequência dos anteriores.

O visual de Mad Max 2 inspirou James Cameron
na concepção de Exterminador do futuro, segundo
o próprio cineasta canadense


 Sucesso de público e aclamado pela crítica como um dos melhores filme de 1981, Mad Max - The Road Warrior apresentou o herói Max de forma definitiva, com bem diz o subtítulo "o guerreiro da estrada", e a partir de então o personagem passou a habitar o imaginário popular em todo o mundo consagrando-se como um dos personagens mais marcantes do cinema oitentista tais como Rambo, Conan ou Indiana Jones, embora a franquia de Max não pertença aos estúdios de Hollywood. De qualquer maneira o mundo do cinema ganhou pela obra de Miller o maior guerreiro pós-apocalíptico. Uma nova estrada estava aberta para os novos rumos do cinema e até hoje os fãs agradecem. (R.A.)

TRAILER





Mad Max 2 - A Caçada continua (Mad Max - the road warrior, 1981)

Roteiro: George Miller, Terry Hayes

Direção: George Miller

Elenco: Mel Gibson, Bruce Spence, Michael PrestonMax Phipps, Vernon Wells, Virginia Hey, Emil Minty


Nenhum comentário:

Postar um comentário