sexta-feira, 27 de novembro de 2015

homenagem

JUBILEU MARCIAL

Há 75 anos nascia Bruce Lee, o dragão eterno



  Em 27 de novembro de 1940 nascia Lee Jun Fan, aquele que viria a se tornar o artista oriental mais influente do século XX e também uma das maiores personalidades da história contemporânea. Bruce Lee fez da sua arte sua vida e de sua vida fez uma arte. Mais do que lutar com técnica e habilidades inigualáveis, o artista chinês mostrou ao mundo a importância da milenar arte marcial chinesa e a sua beleza maior, que não reside tão somente na plasticidade de movimentos ou na potência de golpes mortais, mas sim, na forma expressa pelo artista, forma esta que provem de seu interior. 
  O professor e mestre a quem os chineses de modo honroso chamam de dragão, demonstrou inúmeras vezes e em várias circunstâncias o poder de sua arte do Kung-Fu estilo Wing Chun, fosse em apresentações públicas ou mesmo em combates quando era desafiado. 
  Na década 60 ao migrar para os Estados Unidos em busca de seus sonhos e objetivos, sua influência como professor de artes marciais atraiu diversos seguidores, praticantes, leigos e vários atletas que buscavam em seus ensinamentos orientações que não encontrariam em outras escolas de treinamento.  


Bruce em treinamento com seu grande mestre Yip Man

  Ainda em sua trajetória nos Estados Unidos, Lee tornou-se bastante conhecido na TV por volta de 1966 num seriado chamado Besouro Verde, no qual ele interpretava Kato, assistente do herói referido pelo título. Entretanto sua fama na tv norte-americana não pareceu suficiente para ingressar em Hollywood ainda que ele tivesse amizade com grandes atores como Steve McQueen e James Coburn. 
O Dragão Chinês

 
 Lee então retornou à China, onde atuou em O Dragão Chinês (The Big Boss, 1971) e A Furia do Dragão (Fists of Fury, 1972), filmes que o alçaram ao estrelato imediato e ainda em 1972, estreava O Voô do Dragão, sucesso com a participação do então campeão de karatê Chuck Norris, discípulo de Lee e também um futuro astro do cinema de ação. 




Cena de A Fúria do Dragão

Confronto precocemente épico: Bruce Lee Vs Chuck Norris
  Com fama mundial e tendo se tornado o primeiro astro internacional de artes marciais no cinema, o sucesso de Bruce Lee despertou a atenção dos estúdios de Hollywood e que finalmente se interessaram em contratar o ator para estrelar um filme ousado para os padrões da época e também grandioso para uma produção do gênero. 
  E o resultado no ano de 1973, de uma grande parceria entre Warner Bros e a produtora chinesa Golden Harvest foi Operação Dragão (Enter the Dragon) com locações no oriente e a hipnotizante trilha sonora composta pelo músico argentino Lalo Schifrin, o filme foi um estrondoso sucesso em todo o mundo, embora marcado pela mais triste notícia daquele ano, pois o artista morrera uma semana antes da estréia vitimado por um aneurisma cerebral segundo o laudo médico na época.





  Enter the Dragon foi prolífico na história do cinema e abriu as portas de Hollywood definitivamente para as artes marciais de modo que nos anos e décadas seguintes surgiriam novos astros de ação exibindo habilidades marciais dentre os quais seu próprio discípulo Chuck Norris e vários anos depois Van Damme e Steve Seagal, além é claro, dos astros chineses Jack Chan e Jet Li. 
  Também é fato conhecido que Lee deixou gravações do que seria seu próximo projeto intitulado Jogo da Morte (Game of Death), e que produtores resolveram lançar nos cinemas em 1979 utilizando trucagens além das cenas realmente filmadas pelo astro.
  Hoje, passados 42 anos de sua partida precoce, Bruce Lee é eternamente lembrado como o maior astro de artes marciais no cinema e mais do que isso, além das telas um grande artista marcial, verdadeiro mestre da arte à qual devotou sua vida fazendo-o transcender para o mundo de modo atemporal e... para a eternidade, como um eterno dragão.  (R.A.)










Nenhum comentário:

Postar um comentário