sexta-feira, 20 de novembro de 2015

missão final

007 CONTRA SPECTRE

Quarto filme da saga de James Bond prossegue 

em todos os cinemas


  O arco de estórias que moldaram o agente 007 para o atual cinema moderno sob a interpretação de Daniel Craig, chega ao seu aparente capítulo final trazendo algumas surpresas talvez inesperadas e argumentos nunca antes abordados pela franquia mais bem sucedida da história do cinema. Coube ao diretor Sam Mendes, que também comandou Operação Skyfall (2012), selar o destino de James Bond em Spectre (2015) que estreou no início de novembro. 
  Escrito por Robert Wade, Neal Purvis e John Logan que também roteirizaram Skyfall, este 007 contra Spectre segue o mesmo rítimo de referências e homenagens conforme visto em Operação Skyfall, retomando cada vez mais antigos elementos que caracterizaram os filmes clássicos da franquia, como a pistola walter ppk e vilões de aspecto cartunesco, além de cenas ação espetaculares.
  O thriller de espionagem tem início no México quando o agente pretende cumprir uma "missão atrasada" conforme ele relata ao seu chefe M (Ralp Fiennes). Tal missão é matar Marco Sciarra (Alessandro Cremona), um chefe de crime organizado e que mais tarde Bond e o serviço secreto descobrirão que ele tinha ligações com a Spectre, a maior organização criminosa do mundo e que parece ser o epicentro do crime organizado na maior parte do planeta já que as organizações anteriores destruídas pelo serviço secreto, na verdade estavam vinculadas a ela conforme revela esta trama.

No México:Dia de Finados ou Festa de los Muertos
na abertura da trama

A ação dentro de um helicóptero é tão tensa quanto  a perseguição
no teto de um trem vista em Skyfall

o novo carro: Aston Martin DB 10

  A organização S.P.E.C.T.R.E (Especial Executiva de Contra Terrorismo Retaliação e Extorsão) que na franquia apareceu em alguns filmes estrelados por Sean Connery é agora retratada basicamente nos mesmos moldes e com um tom mais sombrio, mas não deixando de justificar seu símbolo representado por um polvo, o que demonstra que a organização tem vários tentáculos que fortalecem suas atividades criminosas.
  O vilão Ernst Stravo Blofeld, que já foi interpretado por Telly Savalas e satirizado por Mike Miers na franquia Austin Powers é agora interpretado pelo austríaco Cristoph Waltz, ator que brilhou em dois ótimos filmes de Quentin Tarantino, Bastardos Inglórios (2009) e Django Livre (2013) sendo premiado pelo oscar nessas duas ocasiões. Entretanto em Spectre, o ator compõe o vilão de um modo um tanto simples e não tão marcante, apenas repetindo o cinismo que caracterizou seus personagens nos filmes acima citados, ou seja, o Blofeld de Waltz apenas funciona como vilão, mas fica muito aquém de Silva, vilão de Skyfall interpretado por Javier Bardem.


  Seguindo a tradição o filme traz como sempre as mais belas mulheres no papel de Bond girls, desta vez com a inigualável beleza da italiana Monica Belucci que intrepreta a viúva Lucia Sciarra e a francesa Léa Seydoux no papel de Madeleine Swann, filha do falecido agente Mr. White.


  No ritimo de homenagens surge Mr. Hinks, bastante cartunesco o vilão interpretado por Dave Bautista é um sujeito extremamente forte e ostenta unhas de aço postiças, obviamente uma clara referência à Jaws, vilão clássico que utilizava uma dentadura de aço vivido pelo saudoso Richard Kiel. Entretanto Bautista tem pouco tempo em cena e chega a ser estranho vê-lo lutar com James Bond sem cravar as unhas nele. Contudo a cena de luta belamente filmada dentro de um trem remete diretamente à ação já vista em aventuras estreladas por Roger Moore e Sean Connery.


  A jornada de James Bond na interpretação de Daniel Craig demonstra certo desgaste na trama de Spectre, não apenas nas poucas cenas de ação do longa mas também na conduta do personagem o que de certo modo é previsível pelo que foi anunciado em Skyfall, pois o agente já demonstrava sinais de cansaço e chegou a ser chamado de velho na fala do personagem de Ralph Fiennes, que interpretava um dos chefes do MI 6.



  É interessante notar como os personagens secundários ganham importância maior na nova trama pois tanto M (Ralph Fiennes) quanto Q (Ben Wishaw) tem papel fundamental para salvar o serviço secreto britânico de uma possível extinção do programa 00, considerado ultrapassado por um novo chefe chamado de C (Andrew Scott) e também para destruírem a Spectre, que põe em risco não só o MI 6, mas também a segurança mundial.


  Belas locações e magníficos cenários completam o conjunto do 24º filme do agente secreto que também é pontuado pela ótima canção tema Writing´s on the wall na performance de Sam Smith, talentoso cantor britânico. Para o agrado ou desagrado do público, a saga de Bond tem seu desfecho na atuação de Daniel Craig que diz não querer mais fazer o personagem que parece ter uma espécie de redenção nos momentos finais da trama seguindo a lógica de um Bond mais humanizado conforme foi estabelecido em Casino Royale e Quantum of Solace. Daqui para frente o que virá a seguir? Novas sagas? Filmes independentes? Só o tempo dirá. (R.A.)

Writing´s on the wall


TRAILER



007 contra Spectre (Spectre, 2015)

Roteiro: Robert Wade, Neal Purvis e John Logan

Direção: Sam Mendes

Elenco: Daniel Craig, Ralph Fiennes, Christoph Waltz, Naomi Harris, Ben Wishaw, Monica Belucci, Léa Seydoux, Dave Bautista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário