sábado, 12 de dezembro de 2015

Bond 23

007 OPERAÇÃO SKYFALL

Antes de Spectre, Bond estrelava sua mais explosiva missão


  Em 2012 estreava nos cinemas o 23º filme da franquia 007 e também o primeiro filme autoral, dirigido e argumentado por Sam Mendes, talentoso cineasta britânico ganhador do Oscar pela obra Beleza Americana (American Beauty, 1999). Roteirizado por John Logan, Neal Purvis e Robert Wade, Operação Skyfall, a exemplo do que foi estabelecido em Casino Royale (2006) explora bem mais a humanidade até então desconhecida de James Bond, um escocês radicado na Inglaterra, sétimo agente do serviço secreto britânico com licença para matar em suas arriscadas missões, e que guarda um passado obscuro do qual ninguém conhece.
  Em celebração aos 50 anos do personagem nas telas do cinema completados em 2012, Sam Mendes presta uma justa homenagem ao agente secreto ao retomar alguns elementos clássicos que caracterizaram a franquia ao longo destas cinco décadas, como a pistola Walter PPK e o mítico carro Aston Martin DB 5 que na década de 1960 era utilizado por Sean Connery.



Sam Mendes e a mansão Skyfall

 O agente "Q", responsável por fornecer os equipamentos de 007 ressurge neste filme, mas interpretado pelo jovem ator britânico Ben Wishaw, distanciando-se da figura de um simpático senhor que nos antigos filmes era vivido pelo saudoso ator Desmond Llewelyn. E é interessante notar que o jovem agente Q diz a Bond "Esperava ganhar uma caneta explosiva? Não usamos mais estas coisas..." ao entregar à 007 a sofisticada Walter PPK, arma que contém um sensor digital e só funciona nas mãos de James Bond. O agente Q dos novos tempos é um hacker capaz de invadir qualquer sistema informatizado que há no mundo, argumento bem mais adequado para os atuais tempos modernos da espionagem.

Agente Q

  O vilão chamado Silva, muito bem interpretado por Javier Bardem é simplesmente um dos melhores da história da franquia senão o melhor, pois Bardem o compôs com várias camadas, irônico, sádico e obviamente cruel, como um verdadeiro terrorista deve ser. Silva também tem um passado misterioso e tão contorcido quanto sua verdadeira face destorcida que se revela aos poucos e de modo surpreendente, prova inegável do talento do ator espanhol ganhador do oscar de ator coadjuvante pelo personagem Anton Chigurh no filme Onde os Fracos Não Tem Vez (No Country for Old Men, 2007), um dos melhores vilões de todos os tempos.

Silva



  E Daniel Craig revela-se igualmente brilhante ao interpretar a humanidade de James Bond, nunca explorada de modo satisfatório na franquia - O Bond humanizado de Craig mais uma vez revela-se não exatamente uma máquina de matar, mas um homem de passado misterioso que mata não por prazer, mas sim pelo dever de seu ofício e ainda guarda amarguras em seu íntimo em relação ao passado de sua infância e juventude, algo que só é explicado ou entendido em Skyfall, uma casa de campo localizado em uma área isolada da Escócia, lar da família de Bond e local que na trama servirá de refúgio ao agente e à sua chefe M, após fugirem de uma perseguição sem limites empreendida por Silva, que busca vingança contra M devido a alguma desavença do passado.


  As homenagens que Mendes faz ao legado de James Bond também são percebidas em cenas de ação espetaculares como a perseguição no teto de um trem logo no início do filme e a destruição numa galeria do metrô e logo em seguida o tiroteio que ocorre numa sessão de um tribunal. Situações um tanto exageradas, mas que  mantém certo nível de realismo conforme os novos padrões da série. A belíssima cena filmada em contra-luz na qual Bond luta com um matador no interior de um prédio em Xangai, cujo ambiente é iluminado apenas pelos enormes letreiros dos outdoors demonstra que o talento de Mendes é um fator determinante para os novos tempos da franquia 007.




  Belos cenários e as mais belas mulheres completam o universo do personagem criado por Ian Fleming e a canção do título do filme interpretada pela linda voz de Adele, vencedora do Oscar de melhor canção, com arranjos que demonstram imponência dão o complemento exato da ótima aventura que para muitos é considerada a melhor do agente secreto, mais do que a recente 007 contra Spectre. Skyfall arrecadou cerca de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais tornando-se de fato o filme mais lucrativo da história da franquia. Uma verdadeira permissão para... o sucesso!! (R.A.)



TRAILER



007 Operação Skyfall (Skyfall, 2012)

Direção: e argumento Sam Mendes

Roteiro: John Logan, Neal Purvis, Robert Wade

Elenco: Daniel Craig, Judy Dench, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Naomi Harris, Ben Wishaw


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário