sábado, 30 de janeiro de 2016

thriller faroestico

OS 8 ODIADOS

Oitavo filme de Tarantino possui mais de 8 razões para ser visto nas telas do cinema





 Kurt Russell, Samuel L. Jackson, Jennifer Jason Leigh, Walton Goggins, Bruce Dern, Demian Bichir, Michael Madsen e Tim Roth... cada nome deste seleto elenco de atores é motivo mais do que suficiente para assistir Os 8 odiados (The Hatefull Eight), a nova obra prima de Tarantino que estreou no final de dezembro e ainda está em cartaz nos cinemas de todo o país. Com quase 3 horas de duração o novo western autoral de Quentin Tarantino segue uma linha diferente de Django Livre, já que não é um filme ação constante e recheado de explosões como o anterior.
  Com um cenário muito básico representando por uma cabana que na verdade é uma espécie de cantina localizada num lugar isolado que é ponto de passagem de viajantes, a trama tem início em meio a paisagens completamente cobertas por neve e uma diligencia trazendo em seu interior John Ruth mais conhecido como "o carrasco" e Daisy Domergue, ambos interpretados por Kurt Russel e Jennifer J. Leigh, de modo que Ruth é um caçador de recompensas levando Domergue acorrentada para que seja enforcada, pois esta é uma criminosa muito procurada, cuja recompensa tem um alto valor.

 No trajeto que mais parece um inferno branco, logo em seguida sobe na diligência Marquis Warren, outro caçador de recompensas interpretado por Samuel Jackson e um pouco mais adiante também sobe Chris Mannix, um sujeito meio engraçado que se diz xerife, também com boa interpretação de Walton Goggins. Com uma forte nevasca que vai crescendo aos poucos, o pequeno grupo de viajantes é obrigado a parar em alguma estalagem próxima para não correrem o risco de morrerem congelados, e a estalagem é tal cabana, o único cenário realmente montado para o filme.
   Dentro da cabana a trama se desenrola aos poucos e ao longo da extensa narrativa o clima vai "esquentando" entre os 4 viajantes e outros 4 que já se encontravam no interior do local já que os segredos e motivações de cada um começam a ser revelados em meio a várias argumentações que geram pequenos incidentes e que logo adiante culminará num banho de sangue - visualmente o maior contraponto à brancura congelante do lado de fora da cabana.


   Se Tarantino queria contar uma estória em tom claustrofóbico, conseguiu realizar seu intento com muita eficácia, pois The Hatefull Eight remete precisamente à grandes thrillers psicológicos que fizeram história no cinema como Festim Diabólico (1948), do mestre Hitchcock  ou 12 Homens e uma Sentença (1957), de Sidney Lumet. O clima opressor da cabana cercada pela neve também remete ao cult de ficção científica e terror O Enigma do Outro Mundo (1982), não por acaso estrelado por Kurt Russell.



   Além da fotografia primorosa de Robert Richardson retratada originalmente em 70 mm, o notável elenco de atores não deixa nada a desejar encabeçado por Kurt Russell num de seus melhores papéis, Samuel Jackson sempre surpreendente, Jennifer Jason Leigh simplesmente na melhor interpretação de sua carreira e já indicada ao Oscar 2016 de atriz coadjuvante; Walton Goggins brilhante e roubando cenas;  Bruce Dern, Tim Roth Michael Madsen e Demian Bichir em papéis menores mas não menos brilhantes completam o time tarantinesco.


   Não poderia faltar a trilha sonora de Enio Morricone, o maior mito para compor trilhas para westerns. Além da indicação de melhor atriz coadjuvante, a música do mestre Morricone e a fotografia de Richardson também receberam merecidas indicações ao Oscar. Os odiados são apenas 8... mas as razões para assistir o filme de Tarantino no cinema são inúmeras. (R.A.)

TRAILER


The Hatefull Eight (2015)

Roteiro e direção: Quentin Tarantino

Elenco: Kurt Russell, Samuel L. Jackson, Jennifer Jason Leigh, Walton Goggins, Bruce Dern, Demian Bichir, Michael Madsen e Tim Roth


Nenhum comentário:

Postar um comentário