quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

aventura mística

DR. ESTRANHO

Herói místico da Marvel conquistou o grande público e 

firmou-se como um dos melhores filmes do ano

Imagem relacionada

  Personagem conhecido basicamente por leitores de quadrinhos, mas desconhecido do público em geral, Dr. Estranho finalmente teve sua estréia nas telas do cinema pelos estúdios Marvel / Disney em grande estilo conseguindo liderar as bilheterias por quase três semanas desde sua estréia e já é considerado a melhor estréia de um filme da Marvel conseguindo arrecadar US$ 597 milhões quebrando o recorde de Homem de Ferro que em 2008 fez nada menos que US$ 585 milhões. 
  Criado em 1963 nos quadrinhos por Stan Lee e Steve Ditko, o personagem foi concebido num contexto bem apropriado já que naquela época reinava o psicodelismo nas artes em geral, bem como nos anos 60 iniciou-se uma disseminação de conceitos esotéricos e culturas voltadas para o misticismo. Mesmo em um contexto um pouco fora do padrão dos demais super-heróis, o místico personagem conquistou seu espaço e alcançou boa popularidade combatendo o mal com seus ritos e encantamentos.

O herói surgiu na época do psicodelismo e de modismos esotéricos

   Na trama escrita por Jon Spaihts e Scott Derrickson com base nos quadrinhos, Dr. Stephen Strange, um renomado neuro-cirurgião que é tão talentoso quanto arrogante, numa noite qualquer sofre um horrível acidente de carro que compromete seriamente suas mãos de modo que ele perde a sensibilidade nos dedos e torna-se incapaz de continuar realizando cirurgias, que é o que ele mais preza em sua vida. Sem encontrar tratamento algum que possa ajudá-lo a se restabelecer, ele resolve por indicação de um ex-paciente viajar ao Nepal, na cidade de Katmandú e procurar um mosteiro onde habita a anciã, uma mulher sábia e mística que pode ajudá-lo a encontrar um meio de cura ou de superação.
Resultado de imagem para dr. estranho
A anciã interpretada por Tilda Swinton é a mestre que ensina a Strange
o caminho das artes místicas
Resultado de imagem para dr. estranho
  Benedict Cumberbatch, excelente ator não só por sua interpretação no seriado inglês Sherlock, mas também por suas atuações recentes em Hollywood como o vilão Khan de Além da Escuridão: Star Trek (2013) e O Jogo da Imitação (2014), prova ser o ator ideal para viver Stephen Strange imprimindo no personagem a aura de mistério que o tornará um mago, além da prepotência e arrogância que o caracteriza enquanto médico-cirurgião. Além dele, o filme conta com um ótimo elenco trazendo a enigmática Tilda Swinton como a Anciã, o talentoso Chiwetel Eijofor como Mordo, Mads Mikkelsen como o vilão Kaecilius e Rachel McAdams como Christine Palmer, a namorada de Strange.



Resultado de imagem para dr. estranho


Resultado de imagem para dr. estranho
Dr. Estranho junto com os demais magos discípulos da Anciã defendem a Terra
contra ameaças espirituais originárias de outras dimensões e planos astrais

  Por sua vez Scott Derrickson foi uma escolha muito certa e feliz para a direção de Dr. Estranho, embora alguns rumores surgiram anteriormente de que Gilhermo Del Toro seria um possível diretor e Neil Gaiman o roteirista, algo que talvez poderia resultar em um filme bem mais ousado para os padrões da Marvel. Porém a fórmula Marvel está mantida com uma ação de qualidade, efeitos visuais até surpreendentes e alguns poucos momentos de humor. Derrickson deu conta do recado, embora Dr. Strange não seja tão sombrio como seus filmes anteriores como ótimo O Exorcismo de Emily Rose (2005) ou o surpreendente A Entidade (2012).



Primeiras aparições do mago

  Em finais da década de 70 começaram a ocorrer adaptações de heróis das Hq´s da Marvel para a Tv em formato de seriados como foi o caso da fracassada série do Homem - Aranha iniciada em 1977 e que durou apenas 13 episódios e o seriado do Íncrivel Hulk estrelado por Bill Bixby e Lou Ferrigno, que teve estréia em 1978 e foi um mega-sucesso na Tv mundial com 5 temporadas e alguns longa metragens feitos para a Tv. 
  O próximo herói que também ganhou uma adaptação para a Tv em um filme longa-metragem foi Dr. Estranho, no ano de 1978, por sinal mesmo ano de estréia do Hulk. Entretanto o telefilme do mago supremo revelou-se um grande fracasso de audiência e obviamente a idéia de fazer um seriado que seria derivada desse filme foi engavetada.

Resultado de imagem para dr. estranho 1978

  O filme escrito e dirigido dirigido por Philip Deguere e estrelado por Peter Hooten não chegou a convencer o público tendo como resultado uma filmagem com fotografia extremamente escura, possivelmente intencional para ressaltar o lado sombrio da trama, mas tanta escuridão chega a prejudicar a visualização em vários momentos, embora também servisse para disfarçar os efeitos visuais precários da época. Além do mais, a trama revelou-se arrastada demais e com atuações muito medianas resultando num filme desinteressante para um personagem que é um super-herói, ainda mais se tratando de um projeto para série de Tv. Assistir esse longa nos dias atuais só vale a pena pela curiosidade.




Imagem relacionada  Em 2007 o mago supremo ganhou uma adaptação mais decente, uma animação produzida pela Lions Gate cujo título original em inglês é Doctor Strange: The Sorcerer Supreme, dirigido por Patrick Archibald, Jay Oliva e Richard Sebast. O roteiro escrito por Greg Johnson traz uma trama bastante fiel à origem retratada nos quadrinhos já que aqui o personagem sofre o acidente de carro que prejudica suas mãos e algum tempo depois viaja para o oriente à procura de uma cura e lá encontra a fonte de seus futuros poderes, ao contrário do telefilme de 1978 que alterou bastante a origem do mago em relação as Hq´s da Marvel. O mago também teve participações especiais em séries animadas como Homem-Aranha e seus Amigos (1981), O Incrível Hulk (1996), Esquadrão de Heróis (2009) e Ultimate Spider Man (2012). (R.A.)





Resultado de imagem para dr. estranho



Doutor Estranho (Dr. Strange, 2016)

Roteiro: Jon Spaits, Scott Derrickson

Direção: Scott Derrickson

Elenco: Benedict Cumberbatch, Tilda Swinton, Chiwetel Ejiofor, Mads Mikkelsen, Scott Adkins, Rachel McAdams

Nenhum comentário:

Postar um comentário