terça-feira, 31 de janeiro de 2017

estrada perigosa

BLACK DOG: ESTRADA ALUCINANTE

Há quase 20 vintes anos Patrick Swayze trilhava percursos perigosos a bordo de um caminhão

Resultado de imagem para patrick swayze black dog

   Em 1998 Patrick Swayze estrelava um de seus filmes menos conhecidos, já que esta pérola de ação classe B não chegou a ser exibido nos cinemas pelo menos não aqui no Brasil. Entretanto a película tornou-se bastante conhecida junto ao público que frequentava as vídeo-locadoras, pois o VHS ainda reinava absoluto até o final da década de 1990. Dirigido por Kevin Hooks e roteirizado por Willian Mikelberry e Dan Vinning, Black Dog: Estrada Alucinante trata-se de uma aventura rodoviária, porém não muito comum já que as perseguições e cenas de ação são protagonizadas por possantes caminhões ao invés de carros, o que torna aventura até certo ponto empolgante por esta idéia. 
  A trama acompanha a trajetória de Jack Crews, o personagem de Swayze que após cumprir uma pena de prisão devido à um acidente no passado que ocasionou em morte, retorna para sua casa e recomeça sua vida ao lado da esposa e de sua pequena filha. Crews então consegue emprego em uma empresa de transportes, mas como funcionário operacional. Contudo, Cutler (Graham Beckel), seu patrão lhe oferece um serviço de transporte de carga de um estado a outro, algo que ele simplesmente não pode aceitar já que teve sua carteira suspensa após a prisão. Porém Jack acabará aceitando o serviço já que  a grana irá ajudá-lo a pagar a hipoteca da casa, informação esta que sua esposa  lhe disse algum tempo depois.  
Resultado de imagem para patrick swayze black dog

Imagem relacionada  A princípio Crews pensa que fará uma viagem tranquila inclusive com direito à escolta para não ter maiores problemas com autoridades, porém o que ele não imagina é que o percurso será o mais tortuoso e perigoso que ele jamais percorrera antes em sua vida de caminhoneiro. Até porque ele não sabe que a carga que transporta não é exatamente o que parece, pois no baú do caminhão não há apenas um carregamento peças de banheiro, mas também um carregamento de armas escondidas ilegalmente no interior da carga. E o ambicioso Red (Meat Loaf) sócio de Cutler e encarregado de monitorar a viagem é quem trará dores de cabeça à Crews e à toda equipe de escolta, pois Red trai a confiança de Cutler e quer a todo custo interceptar a carga.



Resultado de imagem para patrick swayze black dog
Jack Crews dirige um PeterBilt 379, motor Caterpilar

   Com a ajuda de Earl (Randy Travis), Sonny (Gabriel Casseus) e Wes (Brain Vincent), Crews tem de fazer verdadeiros malabarismos na estrada para escapar das investidas dos perseguidores enviados por Red que quer interceptar a valiosa carga a todo custo e não mede esforços para tal feito. Basicamente a ação do filme é composta de perseguições entre caminhões, embora haja alguns carros também, mas possivelmente Black Dog é o único filme que consegue realmente fazer cenas de perseguição na estrada com esses veículos brutos e nesse ponto o diretor Kevin Hooks merece créditos ainda que seja perceptível alguns erros grosseiros de continuidade ou cenas exageradas. 



  O título Black Dog (cão negro) refere-se ao mito folclórico do cachorro preto, conta-se que é um animal de olhos brilhantes que aparece do nada nas estradas e assombra os viajantes - diz a lenda que quem o vê pode ter muito azar, "ele tira tudo de você" conforme diz Earl em um certo momento da trama. Além de boas cenas de ação é muito bom ver ou rever o saudoso Patrick Swayze embora no final dos anos 90 não estivesse em seus melhores momentos no cinema e já não era um grande astro, contudo escolheu um roteiro que rendeu um filme divertido para uma boa sessão da tarde. Para completar, a ótima trilha sonora é embalada só com repertório de músicas country. Nostalgia pra ninguém botar defeito. (R.A.)


TRAILER



Resultado de imagem para patrick swayze black dog


Black Dog: Estrada Alucinante (EUA, 1998)

Direção: Kevin Hooks

Roteiro: Willian Mikelberry e Dan Vinning

Elenco: Patrick Swayze, Randy Travis, Meat Loaf, Brenda Strong, Gabriel Casseus, Brian Kelly, Graham Beckel

Nenhum comentário:

Postar um comentário