quinta-feira, 2 de março de 2017

ação noventista

BLACK JACK

Em 1998 Dolph Lundgren estrelava um dos melhores filmes de sua então estelar carreira

Resultado de imagem para black jack dolph lundgren


  Próximo do final dos anos 90, o então astro Dolph Lundgren estrelava um de seus mais expressivos filmes sob a direção de ninguém menos que John Woo, o mestre chinês da ação que após consagrar-se na China, seu país de origem, começou também uma promissora carreira em Hollywood tendo dirigido Van Damme no grande sucesso O Alvo (1993), e a partir de então mais alguns filmes de ação de com altas bilheterias como A Outra Face e Códigos de Guerra. Embora Black Jack possa ser considerado o menor filme de Woo com uma produção mais simples já que foi feito para a Tv, não deixa de ser menos espetacular na ação que o cineasta chinês dominava com perfeição na década de noventa.
  Roteirizado por Peter Lance, a trama apresenta Jack Devlin, o personagem de Lundgren que o interpreta de modo despojado como um sujeito bastante simpático e sociável que gosta de demonstrar uma notável habilidade com cartas de baralho, ao contrário do típico personagem durão que estamos acostumados a ver em qualquer película de ação. A despeito de seu despojamento e empatia, Jack é um grande profissional naquilo que faz e seu trabalho é proteger vidas, pois é um ex-agente altamente treinado e ganha a vida como segurança, sendo bastante requisitado em tal ramo.

Resultado de imagem para dolph lundgren black jack

  O destemido Jack ao proteger uma garotinha chamada Casey (Padraigin Murphy), filha de um grande amigo seu, durante uma invasão armada passa algo inesperado que o leva desenvolver um estranho trauma relacionado a cor branca - ao olhar diretamente para explosão de luz de uma granada, Jack tem sua visão bloqueada momentaneamente, algo que parece ser um evento passageiro, mas não é, pois afeta seriamente sua percepção da realidade levando-o a desenvolver uma misteriosa fobia da cor branca, de modo que qualquer objeto ou superfície que seja desta cor o deixa atordoado e até incapacitado de reagir, algo que a Dra. Rachel Stein (Kate Vernon), sua psicóloga, atribui a uma causa relacionada a uma experiência de quase morte. Desde então Jack utiliza óculos escuros o tempo todo e evita qualquer contato visual com a cor branca.

Resultado de imagem para dolph lundgren black jack

Resultado de imagem para dolph lundgren black jack 
  Jack é procurado por Tim Hastings (Fred Willianson), agente do FBI e encarregado da equipe de segurança da famosa modelo chamada Cinder James (Kam Heskin), já que esta vem sendo perseguida por um misterioso assassino que segue todos os seus passos e ainda consegue confundir os experientes seguranças. Hastings é um grande amigo de Jack e sabe que ele é o agente mais preparado e experiente para lidar com casos complexos, pois a bela modelo pode ser facilmente encontrada e morta a qualquer momento, já que o perseguidor tem um arsenal de armas e uma mira certeira de fazer inveja a atiradores de elite.
  Após Hastings ser baleado pelo psicopata e ser internado em estado grave, Jack resolve então assumir a missão do amigo e comandar a equipe de segurança para proteger Cinder e engajar-se numa incansável busca a fim de encontrar o assassino e detê-lo a qualquer custo. À medida que Jack vai avançando em suas investigações e descobrindo mais pistas sobre o assassino, ele também precisa confrontar sua fobia da cor branca, seu ponto fraco que ele terá de superar em vários momentos de perseguição.

Imagem relacionada
John Woo orientando Lundgren e os demais atores
   Como é de praxe Woo elabora sequências espetaculares como o tiroteio no início da trama entre Jack e um grupo de atiradores na casa de seu amigo e as cenas de perseguição de moto na metade do filme quando Jack persegue um grupo de assassinos para proteger a modelo. Assim como demonstrou anos antes em O Alvo, o cineasta chinês capricha em longas em detalhadas sequencias de ação empregando sabiamente a câmera lenta para o deleite do público bem como Lundgren fez uma atuação acima da média, algo que também é de praxe em boa parte de seus filmes. Com uma trama envolvente e atores carismáticos é uma pena que Jack Balck fora concebido como telefilme. Entretanto é um filme digno de nota e um dos melhores de Lundgren bem antes que sua carreira virasse a bagaceira que é atualmente. Enfim, nostalgia mais do que recomendada. (R.A.)


TRAILER


Resultado de imagem para black jack dolph lundgren
Black Jack (EUA, 1998)


Roteiro: Peter Lance


Direção: John Woo


Elenco: Dolph Lundgren, Fred Willianson, Kate Vernon, Kam Heskin, Padraigin Murphy, Phillip McKenzie, Saul Rubinek



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário