sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

justa homenagem

A ORIGEM DO DRAGÃO

Filme explora o mito de Bruce Lee e faz uma bela homenagem

Resultado de imagem para a origem do dragão

  O mito de Bruce Lee é sem dúvida o ponto de ignição das artes marciais no cinema mundial já que o artista marcial foi o primeiro astro internacional do gênero e também o primeiro a conseguir adentrar as portas de Hollywood, pois antes dele o cinema estadunidense não tinha interesse algum em explorar o gênero cinematográfico do oriente. A origem de Lee ou sua biografia não é nenhuma novidade já que pode ser conferida no ótimo documentário Bruce Lee, A Lenda (1984) além de outras produções semelhantes como A Maldição do Dragão, produzido em 1993. Contudo o filme A Origem do Dragão que estreou nos cinemas na última semana de dezembro não se trata de uma biografia, mas de um retrato alegórico sobre uma fase de sua vida que fora determinante para o surgimento de sua lenda.
   Roteirizado por Stephen J. Rivele e Christopher Wilkinson, a trama se passa no ano de 1964 quando Lee dava aulas de Kung Fu em sua academia e sua fama  de instrutor começava a se espalhar pelos Estados Unidos já que costumava participar de eventos de esporte para demonstrar suas técnicas  além de já participar de filmagens em algumas produções de Tv. O jovem artista marcial chinês já começava a construir sua carreira na América e seu nome começava a ecoar por todos os cantos.

Resultado de imagem para a origem do dragão

  Contudo ao roteiro do filme pareciam faltar informações para compor uma biogafria. O diretor George Nolfi resolvera então junto com os roteiristas criar uma narrativa repleta de elementos ficcionais que pudessem render uma história para uma produção de cinema. A princípio o filme tem o objetivo de narrar o embate de uma luta entre Bruce Lee (Philip Ng) e Wong Jack Man (Yu Xia), um mestre de Kung Fu Shaolin do norte que foi viver por algum tempo na América e mostrou-se desapontado com a postura de Lee em ensinar Kung Fu para pessoas ocidentais. Um desafio fora lançado talvez por Lee, talvez por mestre Wong e o resultado de tal luta até hoje é considerado um mistério já que nunca houve uma divulgação oficial de tal coisa, apenas relatos de testemunhas e quase nenhuma informação de ambos os lutadores.

Resultado de imagem para a origem do dragão
O lendário embate determinou a trajetória de Bruce Lee como instrutor

  Pra se ter uma idéia do quanto há de ficção no filme, conta-se que na história verdadeira tanto Bruce Lee quanto mestre Wong davam aulas de Kung Fu para a comunidade chinesa de San Francisco, porém Lee tinha alunos ocidentais e isso incomodou Wong, pois este acreditava que a arte marcial só deveria ser ensinada a ocidentais e como Lee estava quebrando a tradição chinesa tal afronta poderia ser resolvida em combate. No filme mestre Wong viaja para os Estados Unidos apenas para "lavar pratos" conforme o personagem diz repetidamente na narrativa, já que tal tipo de trabalho era para ele uma forma de redenção pelo pecado de arrogância que cometera num combate ocorrido na China, no qual ele  quase matou seu adversário que também é um mestre de Kung Fu.

Resultado de imagem para a origem do dragão   Na trama a ponte de ligação entre os dois mestres é o aluno Steve Mckee (referência à Steve McQueen?), um rapaz que é aluno (possivelmente fictício) de Lee, mas torna-se amigo de mestre Wong ao recepcioná-lo quando este chega na América e no decorrer da trama o rapaz envolve-se com uma moça chinesa que é escrava da Tríade, e isto é uma clara referência às atividades da máfia chinesa naquela época no bairro chinês da cidade de San Francisco - tal argumento também refere-se a alguma rivalidade entre Lee e a máfia chinesa segundo relatos da época e no contexto do filme a  famosa luta dos mestres gerou um lucro de 15 milhões de dólares que a Tríade receberia em apostas. Tais argumentos narrados de forma fictícia obviamente convertem a trama do terceiro ato num filme repleto de ação já que Lee e Wong decidem ajudar McKee a resgatar a moça.
  Coreografias belamente filmadas e até certo ponto impactantes honram a memória do artista marcial de modo digno, especialmente no combate com Wong Jack Man, mas obviamente no ato final ocorre certo exagero no confronto de ambos os mestres com os capangas da Tríade, algo que ficou mais parecido com os filmes de Lee do que o que poderia ser uma história verídica.

Resultado de imagem para a origem do dragão

  Contando com boas atuações do competente elenco o filme retrata Lee como um jovem instrutor muito seguro de sua inigualável habilidade e por isso mesmo muito arrogante e muito cheio de si - já mestre Wong Jack Man interpretado pelo ator Yu Xia, é retratado de modo sábio e humilde justamente por ser um monge shaolin - embora a atuação de Philip Ng soe um tanto caricata já que ele se limita apenas a reproduzir os trejeitos de Bruce Lee, o rapaz funciona bem no papel para que se estabeleça o conflito necessário à trama.
  A grande vantagem de Birth of the Dragon é justamente não ser biográfico, o que possibilita que o filme funcione livremente como uma bela homenagem ao lendário artista marcial e obviamente consegue ser superior ao fraquíssimo Dragão: A história de Bruce Lee (1993) que embora se diga biográfico, diz muito pouco ou quase nada sobre a vida do astro. A Origem do Dragão é uma justa homenagem ao lendário ator e um bom filme para este início de ano nos cinemas. No mínimo uma diversão garantida para honrar o legado do mestre. (R.A.)


TRAILER


Resultado de imagem para a origem do dragão
A Origem do Dragão (Birth of the Dragon, 2016)

Direção: George Nolfi

Roteiro: Stephen Rivele e Christopher Wilkinson

Elenco: Philip Ng, Yu Xia, Billy Magnussen, Janet Wei, Simon Yin, Terry Chen


   
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário